Colégio Marista Roque
Mais do que bons estudantes. Formamos cidadãos glo
O Colégio Marista Roque foi fundado em Cachoeira do Sul em 21 de janeiro de 1929. Em 2024, celebrou o seu 95º aniversário, com uma sólida trajetória educacional que o torna referência como espaço de aprendizado, descoberta, protagonismo e construção de novos conhecimentos.
A proposta pedagógica é pautada pela formação integral e excelência acadêmica. Conta com ações como Ensino Bilíngue, Internacionalização (intercâmbios), Turno Integral, projetos de pesquisa, viagens de estudos, Preparação para Enem e Vestibulares, além de Atividades Complementares como Robótica Educacional, esportes, teatro, música, dança e voluntariado.
O Marista Roque possui 18 mil metros quadrados de área e oferece uma infraestrutura completa para cada nível de ensino, incluindo amplo espaço arborizado, biblioteca, quadras esportivas, playgrounds e laboratórios. Conta com 118 educadores e mais de 800 estudantes ? da Classe Bebê (a partir de 1 ano e 7 meses), Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Está sob a direção de Jaqueline de Freitas Quandt e tem como vice-diretor, Luis Fernando Teixeira Silveira.
Presente desde 1929 em Cachoeira do Sul, o Colégio Marista Roque mantém a essência de São Marcelino Champagnat, que fundou o instituto Marista em 1817, na França. São mais de 200 anos de história mundial na educação, inspiradas pela afetividade e cultura da solidariedade. Hoje, a rede Marista está presente em 79 países de 5 continentes.
São aproximadamente 2 mil Irmãos Maristas e cerca de 72 mil colaboradores atendendo a mais de 650 mil crianças, jovens e adolescentes no mundo. O Colégio Marista Roque integra o Marista Brasil, rede de 98 unidades de educação básica em território nacional, incluindo colégios gratuitos e particulares, 9 unidades de ensino superior e 3 editoras.
HISTÓRIA EM CACHOEIRA DO SUL
Em 1908, uma comissão formada por João Leitão, Affonso Fonseca, Olímpio Leal e o Intendente Municipal, Cândido Freitas, empenhou-se em trazer os primeiros Irmãos Maristas para Cachoeira do Sul. Um prédio da Intendência, situado na Rua Saldanha Marinho, serviu de sede para a primeira escola. O propósito era que funcionasse como internato destinado aos filhos de fazendeiros residentes no interior.
O educandário funcionou de 1908 a 1914 com a denominação de Colégio Nossa Senhora da Conceição. Foi em 21 de janeiro de 1929 que a presença dos Irmãos Maristas se consolidou na comunidade de Cachoeira do Sul com a denominação de Gynásio Municipal Roque Gonçalves, que passou a ser designado Colégio Marista Roque em 2004.